Gaia em Jogo busca ampliar na sociedade a discussão e a reflexão sobre as alternativas de desenvolvimento humano e ambiental, frente às mudanças ambientais globais, em busca de reintegrar os seres humanos e o planeta.
As condutas individuais e coletivas determinam a sobrevivência dos jogadores e do planeta.
Um marcador indica a saúde de Gaia e as consequências positivas e negativas das ações dos jogadores. Ao entrar na fase de alerta vermelho, os efeitos das ações dos jogadores tornam-se mais intensos.
As cartas PLANO oferecem alternativas de conduta ao jogador, que decide qual ação adotará:
Plano A: status quo de hábitos de consumo. Representa elevado risco para a sociedade, pois o enfrentamento tardio das mudanças
globais poderá resultar na ausência de soluções futuras viáveis ou, caso existam, a um custo muito maior.
Plano B: ações com certo nível de sustentabilidade. Mudança gradual da sociedade, com resultados pouco concretos ou evidentes.
Plano C: reorganização dos padrões de produção e consumo, com possível reorientação da sociedade nos aspectos cultural e filosófico.
As cartas EVENTO trazem situações a serem cumpridas obrigatoriamente pelos jogadores e podem afetar mais de um jogador ao mesmo tempo.
Estará eliminado o jogador que esgotar suas fichas de qualquer um dos recursos ou for vítima de algum evento fatal. Cada jogador deve garantir a segurança dos seus recursos.
Diferente das fichas de recurso, a falta de moeda não elimina o jogador.
Quando o jogador é eliminado, sua fichas de recursos e moedas retornam para a reserva.
Se qualquer um dos seus recursos se esgotar, os demais jogadores podem te doar uma ficha desse recurso, desde que acompanhada de uma moeda (que pode vir de qualquer jogador do tabuleiro)
Pode ser jogado por até 10 jogadores e 1 monitor que coordena o Sistema Terrestre fornecendo e retirando recursos e moedas.
Abra o tabuleiro:
Cada jogador posiciona seu peão no ponto de partida da nacionalidade correspondente.
Na sua vez, jogue o dado e ande o número de casas correspondente.
Você pode andar para frente, para trás, ou para os lados.
Não são permitidos movimentos em zigue-zague ou na diagonal.
De acordo com o espaço em que você cair:
Espaço de Plano – Retire uma carta de plano e escolha uma das três opções, lembrando que se o índice da saúde de Gaia estiver no alerta (nos espaços vermelhos) o baralho de plano deverá ser o vermelho.
Espaço de evento – Retire uma carta de evento e siga a instrução, lembrando que se o índice da saúde de Gaia estiver no alerta o baralho de evento deverá ser o vermelho.
Espaço de + recurso – Ganhe o 1 ficha do recurso correspondente.
Espaço de – recurso – Perca 1 ficha do recurso correspondente.
Antes de jogar o dado: você pode abrir negociações com outros jogadores para comprar ou vender recursos. Mas lembre-se:
No tabuleiro temos o índice da saúde de Gaia, este se inicia no nível 20. De acordo com as jogadas o índice pode melhorar ou piorar. Se este chegar ao ALERTA (10 ou abaixo) o baralho de planos e eventos muda para o vermelho.
Os jogadores devem passar estrategicamente por diversas situações e fazer escolhas que permitam garantir sua sobrevivência até atingir o ponto culminante do jogo:
O centro de Gaia.
O jogador deve conseguir valor igual ou maior que o de casas necessárias para chegar ao centro. Mas cuidado: o centro do tabuleiro abriga um evento obrigatório!
© Todos os direitos reservados para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – 2023